sábado, 14 de agosto de 2010

I CONCURSO DE POESIAS DE VERÃO PARA MOSQUEIRO

TEMA: "CANTO DE SAUDADE E DE AMOR PELA ILHA"
EM HOMENAGEM AO 105º ANO DE ANIVERSÁRIO
JULHO/2000

Em julho de 2000, apresentei ao agente distrital de Mosqueiro, (Paulo Uchoa), através de requerimento protocolado, o projeto de intenção e solicitação de apoio, para a realização do evento acima, com previsão para o mês de julho, conforme apresentação, justificativa e objetivos, constante daquele documento.

O requerimento data de 14/06/00, entretanto não obtive parecer favorável daquele órgão até a data prevista para início das inscrições e realização do evento em 06/07/00, data do aniversário da Ilha-Balneário, em homernagem ao 105º ano de aniversário, tendo como local o Centro Cultural Praia Bar, na Vila de Mosqueiro.

Aliada a programação das festas de Verão e às festividades de aniversário, está sendo apresentado a essa Agência Distrital a proposta de inclusão de realização do Primeiro Concurso de Poesias, sob o título "Cantos de Saudade e de Amor pela Ilha", tendo por objetivo incentivar a comunidade local e os veranistas a participarem deste evento, justificado pelas lembranças, pelo encantamento, pela tranquilidade e pela beleza natural que inspira poetas e seduz casais de enamorados e que deixa seu povo e os visitantes extasiados pela magia dos lugares paradisíacos e pelo convite irrecusável ao amor e pelo sentimento de afetividade pela ilha, guardados no mais profundo íntimo de cada amante do lugar.

Nessa (no verão) época do ano, mosqueiro é visitado por pessoas de Brasil inteiro, que buscam nesse balneário alguma coisa que não encontram em nenhum outro lugar. E mosqueiro tem. Entre outras singularidades, a Vila oferece belas praias de água doce e ainda com ondas, o que lher dá uma característica própria.

Quando o paraense fala de férias ou verão é inevitável deixar de falar em mosqueiro, hoje sem dúvida, a maior e melhor opção de lazer e descanso. E este ano (2000), o paraense tem uma razão a mais para lembrar de mosqueiro, é que está se vivendo o 105º aniversárioo da Ilha.

A beleza de mosqueiro, cantada em verso e prosa, conquistou ao longo do tempo muitos corações, como os dos eventureiros do século XVII, que desembarcaram na Ilha apaixonados pela beleza natural de suas paragens.

A Ilha, de incomparável beleza, atraiu os portugueses e outros povos do período colonial, em busca de sombra e água fresca. As ricas famílias buscavam paz, sossego, tranquilidade e o romantismo de uma paisagem bucólica durante as férias. Feliz com descoberta, a sociedade portuguesa resolveu trazer para a ilha a sua cultura, o mesmo acontecendo com os franceses e ingleses, conforme podemos observar na arquitetura através dos casarões antigos, sem deixar-mos de mencionar as influências da cultura indigena, marcante no processo de moquear, originando o nome do lugar.

Muitas são as lendas, estórias, versos e poesias dedicadas a Ilha, que ficaram no tempo encantando até hoje nativos e visitantes. Seus compositores, fazem a beleza e a originalidade da ilha em seus cantos, seus visitantes expressam esse amor e inspiram suas poesias nas características de mosqueiro, havendo razões de sobra para citar e divulgar muitas delas, entre outras, "SOS a Samaumeira", de Graciliano Ramos Milhomem; e "Intimidade", de Celeste Proença.

Além da finalidade de incentivo cultural, visto que o Projeto destina-se a homenagear a Ilha pelo seu 105º Aniversário e às festividades de Verão, há uma preocupação pela reunião do material coletado que poderá ser recebido dos compositores para a edição de um livro de poesias para Mosqueiro, para utilização em bibliotecas da rede de ensino municipal e estadual e para a comercialização com fundos destinados á instituições carentes da Ilha.

O projeto objetiva realizar um Concurso de Poesias para Mosqueiro, procurando incentivar os compositores e poetas da Ilha e veranistas, para o resgate cultural e para esta maravilhosa arte da escrita; reunir poemas e poesias dedicados a mosqueiro, escritas por poetas da Ilha e admiradores. Especificamente, procura contribuir com a progração das festividades de Verão, coordenadas pela Agência Distrital de Mosqueiro e incentivar a arte poética local, através de Concurso.

O projeto seria administrado pela Agência Distrital de Mosqueiro, através do Centro Cultural "Praia Bar", sob a coordenação dos Srs. Marcos e Georgenor Kalife.

Poderiam participar pessoas físicas, sem limite de idade, grau de instrução, nacionalidade e profissão.

Observação:
Os participantes continuarão como proprietários de seus trabalhos, podendo integrarem um livro de poesias, tendo o destino e fim o já citado.

O projeto poderia, em parte, ser alterado visando ao enquadramento e necessidade da progração para realização do evento, entretanto a estrutura deverá ser mantida assim como o tema proposto.


Observação do autor:
Infelizmente, pela falta de apoio e autorização para a realização do evento no local indicado, o mesmo não foi realizado e aos interessados em participar restaram agradecimentos.

José Carlos da Silva Oliveira
Mosqueirense




Visite outros blogs

http://poesiasparamosqueiro.blogspot.com
http://moqueio.blogspot.com
http://chalesdemosqueiro.blogspot.com
http://centenáriodemosqueiro.blogspot.com
http://sãocristovãoemmosqueiro.blogspot.com
http://mosqueirojunino.blogspot.com
http://veraneioemmosqueiro.blogspot.com
http://pontebelémmosqueiro.blogspot.com
http://praiasdemosqueiro.blogspot.com
http://imagensdemosqueiro.blogspot.com
http://carnavalemmosqueiro.blogspot.com
http://emancipaçãodemosqueiro.blogspot.com
http://ciriosdemosqueiro.blogspot.com
http://mosqueirense.blogspot.com
http://igrejasdemosqueiro.blogspot.com
http://veraneandoemmosqueiro.blogspot.com
http://mosqueiroilhasevilas.blogspot.com